terça-feira, 11 de setembro de 2012

Iniciando a criação de bettas


Bom, basicamente tudo que você precisa para montar sua beteira é um pote de vidro qualquer e já é o suficiente (caramba cara que crueldade a sua, coloca o peixinho em um espaço tão pequeno U,U), calma não é nenhuma maldade, o betta é um peixe que, no seu habitat natural, vive entre raízes de arroz com um território bem pequeno para tomar conta, é claro que se você quiser colocá-lo em um aquário maior você pode, desde que sua altura seja inferior a 25 cm para evitar que ele se estresse na busca de ar na superfície. Como um aquário não deixa de fazer parte da decoração, você pode enfeitar sua beteira conforme você achar interessante e como gosto não se descute eu vou colocar o que você pode e o que você não pode colocar na sua beteira.

Vamos começar com o substrato da beteira (substrato???  que isso cara eu não vou plantar nada não), poxa cara foi mal, substrato no aquário é o ¨forro¨, o nosso bom amigo cascalho. Existem vários tipos de cascalho mas para uma beteira de preferência para substratos que não alterem nenhuma propriedade da água, como o pH ou a dureza. Você pode usar o basalto, cascalho de quartzo colorido, cascalho de rio e etc.O ideal é que a numeração seja 2 para evitar que seu betta possa ingerir cascalho durante a alimentação.
Quanto a enfeites, quanto menos melhor pois, como ele ja tem um espaço reduzido, muito ornameto pode acabr consumindo o espaço.





Existem três coisas que seu betta vai precisar: Condicionador de água, aquecedor, e é claro a ração. A água ideal para se colocar no aquário é a da torneira, porém ela possui cloro e cloramina que a longo prazo será tóxico para o peixe, por isso quando se montar o aquário ou se colocar água nova use um condicionador, assim seu peixe viverá mais e saudável.

 
O aquecedor é indispensável em época de temperaturas baixas, pois os bettas são peixes de águas entre 24 a 28 graus, portanto se a temperatura cair muito ele pode ter perda de apetite e ficar mais suscetível a infecções. Não existe uma regra exata mas o ideal é que seja 1 watt de aquecedor para cada litro e sempre verificar a temperatura com um termômetro.




A ração o ideal é que se evite usar aquelas de bolinha, pois como elas são mais densas, o betta costuma não conseguir digerir  e acaba tendo uma constipação intestinal, por isso procure pelas de flocos ou granuladas.

 



Uma boa opção também é o uso de artemias, pequenos crustáceos ricos em proteínas que vai estimular o peixe a comer e incentiva ele a ir atrás do alimento.





Beleza, agora que sua beteira está montada, você já sabe a ração ideal, a temperatura ideal e a água ideal é preciso saber como manter sua beteira e manter seu betta saudável. Uma vez por semana é necessário que se faça uma troca parcial de água, para que impurezas como nitrato e nitrito sejam eliminadas, o ideal é se tirar mais ou menos 50% de água e completar com água da torneira não esquecendo de usar o condicionador de água. Se a beteira estiver muito suja guarde 50% da água "velha" junto com o betta em outro pote, lave a beteira apenas com água corrente, retorne a água "velha" e o betta para beteira e completa lentamente com a nova água.

Parabéns, agora você já pode ter seu betta saudável e feliz.
 

Um comentário: